TUOV

TUOV 50 ANOS

Em busca de um teatro popular

Bom Retiro

- São Paulo - Brasil

2016-2017


Curadoria _ Alexandre Benoit
Expografia _ Marina Canhadas
Design Gráfico _ Ilana Tschiptschin
Desenho de luz _ Camille Laurent
Pesquisa _ Vivian Costa
Produção _ Maria Tereza Urias, Alessandra Queiroz, Natasha Karasek e Rene Costanny
Direção geral _ César Vieira
Direção de arte _ Graciela Rodriguez
Montagem _ ZDOIS
Fotografia _ Ricardo Amado

O projeto para a exposição TUOV 50 anos contempla a ocupação do galpão principal da sede com módulos expositivos, o percurso com cavaletes sobre a trajetória do grupo pela América Latina e outros países do mundo terminando no chalé existente também com módulos expositivos.

A estrutura de madeira com caibros de pinus 4,5x4,5cm conformam o desenho da exposição em um percurso contínuo dentro do galpão. Os painéis de placas de compensado receberam a impressão diretamente sobre a madeira. Soltos do chão, e pendurados com cabo de aço, flutuam sobre o espaço. A partir do desenho do módulo, desdobraram-se as mesas expositivas, vitrines e bancos, todos na mesma materialidade.

Ao longo do processo de desenvolvimento do projeto, a proximidade com o grupo de teatro fez com que novas demandas surgissem. Para receber as atividades do grupo e do Samba do Bule, foi solicitado o desenho de uma praça no coração do terreno. De modo a reconfigurar esse novo espaço, Alexandre Benoit e eu, demarcamos a praça, resultando em um ato poético.

texto _ Marina Canhadas 

fotografia _ Ricardo Amado